terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

África: a democracia em risco?

Acabou de chegar a Lisboa a Delegação de alto nível do PRS para participar na Conferência da Internacional Democrata Centrista (IDC) a realizar no dia 24, subordinada ao tema “A democracia em África”. Chefiada pelo Presidente interino, Fernando Dias da Costa, a comitiva é integrada pelo Dr. Florentino Mendes Pereira, cabeça de lista e candidato a Primeiro-Ministro nas próximas eleições legislativas agendadas para o próximo dia 4 de junho, que também é Vice-Presidente da IDC África, bem como pelo Capitão-de-Fragata Mário Fambé, Vice-Presidente do Partido. 

Estarão presentes vários chefes de Estado e de Governo, o Presidente do PSD, Luís Montenegro, o Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e ainda várias outras personalidades de primeiro plano da cena política portuguesa, europeia e africana, incluindo PALOP, nomeadamente Ulisses Correia Silva, Primeiro-Ministro de Cabo Verde e Presidente da IDC África; Patrice Trovoada, Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe; com Angola a fazer-se representar pelo Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, que disputou recentemente a segunda volta das eleições presidenciais nesse país e também é Vice-Presidente da IDC Internacional. 

Esta Conferência destina-se a analisar o retrocesso no domínio da democracia que se tem vindo a assistir ultimamente em África, identificando os obstáculos que se têm erigido à sua consolidação em vários países, tais como fraudes eleitorais, acesso ao poder por vias não democráticas ou alterações constitucionais para permitir a sua manutenção ilegal. Pretende-se repensar o continente, no contexto de uma renovação política e social que permita responder com sucesso aos actuais desafios de desenvolvimento. A Conferência deverá produzir uma Declaração em conformidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Regresso às raízes

Regresso às raízes, renovação  espiritual... Flora nasceu e foi criado na Praça de Bissau, mas os seus pais eram de Pecixe e Biombo. Há três...